Material de referência das aulas
Apresentação aula 26 fev 2011MÓDULO I: INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA DA EJA
Aula inaugural 07/11/2009, Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello
Material on-line
MELLO, R. R. de. Educação ao longo da vida na américa do sul. Conferência mundial sobre educação ao longo da vida: Dando forma ao futuro da aprendizagem ao longo da vida. Changwon, Coréia do Sul: 2007
Aula do dia 08/11/09 (Profa. Dra. Roselaine Aquino da Silva):
Material on-line
Aula do dia 14/11/2009, Profa. Dra. Sheila Furtado:
Material On-line
- HADDAD, S. e DI PIERRO, M. C. Escolarização de Jovens e Adultos. ANPED – Número Especial. Nº14, pp. 108 – 130, Mai/Jun/Ago, 2000. http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_08_SERGIO_HADDAD_E_MARIA_CLARA_DI_PIERRO.pdf
- PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1115-1139, Especial - out. 2005. http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18.pdf
Apresentação utilizada na aula (ppt)
Aula do dia 28/11/2009, Profa. Dra. Dulce Whitaker:
Texto base:
WHITAKER, D.C.A. A cultura e o ecossistema - reflexões a partir de um diálogo. Dulce Consuelo A. Whitaker e Lara A. Crivelaro Bezzon. Campinas: editora Álínea, 2006
Aula do dia 12/12/2009, Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello:
Textos base:
MELLO, R. R. de. Aprendizagem dialógica: base para a alfabetização e para a participação. Cadernos de Extensão UFRR: Boa Vista, 2005.
_____________________________________________________________________
MÓDULO II: SUJEITOS DA EJA
TÓPICO 1: Concepções educativas e a aprendizagem dialógica, Profa. Dra. Fabiana Marine Braga e Profa. Ms. Kelci Anne Pereira
- MELLO, Roseli Rodrigues de. Metodologia Comunicativa Crítica: avanços metodológicos e produção de conhecimento na extensão universitária. In: ARAÚJO FILHO, T.; THIOLLENT, M.J. Metodologia para projeto de extensão: apresentação e discussão. São Carlos: Cubo Multimídia, 2008.
TÓPICO 2: relações de gênero e feminismo dialógico, Profa. Ms. Carolina Orquiza Cherfem
- apresentação da aula (A e B)
- artigo sobre Grupo de Mulheres
- textos sobre relações de gênero
TÓPICO 3: relações étnico-raciais e a igualdade de diferenças, Profa. Francisca Constantino de Lima
- apresentação da aula (A e B)
- apresentação com Sami - Guiné-Bissau
TÓPICO 4: inteligência adulta e inteligência cultural, Profa. Ms. Adriana Marigo
- apresentação da aula (A e B)
TÓPICO 5: a questão das pessoas com deficiência - necessidades especiais, Profa. Ms. Lúcia Maria Santos Tinós
- apresentações das aulas (A, B, C e D)
- Dez idéias mal feitas sobre EJA e inclusão
______________________________________________________________________
MÓDULO III: Legislação e Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos
Aula do dia 22/01/2010, Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva
Roteiros da aula: resumido e estendido
Aula do dia 6/02/2010, Profa. Ms. Juliana Franzi
FLECHA, R; PUIGVERT, L. Aportaciones de Paulo Freire a la educación y las ciencias sociales
Última entrevista de Paulo Freire :
1ª Parte: www.youtube.com/watch?v=Ul90heSRYfE
2ª Parte: www.youtube.com/watch?v=fBXFV4Jx6Y8
Sobre conselhos de escola:
-Constituição Federal do Brasil já preve a participação de familiares
-LDB 9394/96 institui a participação em conselhos escolares
- No estado de SP, regulamentação via Estatuto do Magistério Paulista.
- Municípios: decretos própios /São Carlos - Decreto Municipal nº 11 de 5 de fevereiro de 2003.
Para saber mais:
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12390&Itemid=659
Publicações MEC:
Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania
Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da escola pública
Aula do dia 27/02/2010, Profa. Dra. Maria Clara Di Pierro
- apresentação da aula (A, B, C e D)
DI PIERRO, M. C. Luta social e reconhecimento jurídico do Direito Humano dos jovens e adultos à educação. . Educação. Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 395-410, set./dez. 2008. Disponível em http://www.ufsm.br/revistaeducacao
DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1115-1139, Especial – 2005. Disponível em http://www.scielo.br
Aula do dia 6/03/2010, Profa. Dra. Cecília Luiz
Sinteses para estudos (1, 2 e 3)
Legislação:
- Diretrizes curriculares nacionais para a EJA
- Diretrizes Gerais educação básica
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- Parecer PARECER CNE/CEB 11/2000: Carlos Roberto Jamil Cury
MÓDULO IV: “Educação de Jovens e Adultos: práticas político pedagógicas”
Aula do dia 13/03/2010, Profa. Dra. Haydée Torres de Oliveira e Profa. Dra. Ana Luiza Perdigão
-apresentação da aula (A, B, C, D, E, F, G e H)
- Cadernos da EJA. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13536%3Amateriais-didaticos&catid=194%3Asecad-educacao-continuada&Itemid=913
Aula do dia 29/05/2010, Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello
Sacristán e Perez Gomes. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, Artmed, 1998. Leituras: Capítulo 9: Âmbitos do plano e Capítulo 10: Avaliação do Ensino.
Comentários do filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. sobre a teoria de Habermas:
www.youtube.com/watch?v=Djhx9IgQSLE
Trecho da entrevista de Habermas em comemoração aos seus 80 anos, em junho de 2009.
www.youtube.com/watch?v=AfmlYOkOuIo
- Proposta curricular para EJA
Acessar:
(abrange o 1o. e 2o. seguimento)
- Diretrizes curriculares nacionais para a EJA (Parecer 11/2000 - Carlos Roberto Jamil Curry) http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0645-0712_c.pdf
- Descritores Brasil Alfabetizado. http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/brasilalfabetizado/matriz_referencia.pdf
_____________________________________________________________________
Módulo V "A EJA e o Mundo do Trabalho"
Aula do dia 12/06/2010, Prof. Dr. Paulo Eduardo Gomes Bento e Ms. Carolina Orquiza Cherfem. Apresentação da aula Ms. Carolina Cherfem.
Aula do dia 26/06/2010, Profa. Dra. Sônia Kruppa
KRUPPA, S.M.P (org). Economia solidária e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: INEP, 2005 (destaque ao texto da própria organizadora)
SINGER, P. É possível levar o desenvolvimento a comunidades pobres. Brasília: SENAES, 2004
______. Poder, política e educação. Caxambu: ANPED, 1995
Plataforma de educação para cidadãos trabalhadores. Conselho de Escolas de Trabalhadores
Aula do dia 07/08/2010 Prof. Dr. Amadeu Logarezzi e Profa. Ms. Kelci Pereira
Apresentação: Retomada das aulas passadas
Apresentação sobre as Diretrizes curriculares nacionais para a EJA
Apresentação sobre os "Cadernos de EJA"
Apresentação sobre trabalho o campo
Aula do dia 21/08/2010 - Orientações para trabalhos
Outros textos:
- sobre participação
- sobre economia solidária (indicação Henrique Novaes)
- A autogestão como magnífica escola: notas sobre a educação no trabalho associado; III -Cultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa;
- Saberes do trabalho associado;
- O trabalhador no centro de propostas de pesquisa formação para o trabalho associado
- A recente ressurreição da economia solidária no Brasil
_______________________________________________________________________
ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. IN: São Paulo, Cadernos de Pesquisa -Fundação Carlos Chagas, n. 113, p. 51-64, 2001.
Aula do dia 23/10/2010, Prof. Dr. Amadeu Logarezzi, Ms. Adriana Marigo e Ms. Raquel Moreira
Aula dos dias 27/28 e 29/01/2011, Profas. Ms. Adriana Fernandes Coimbra Marigo e Ms. Carolina Orquiza Cherfem.
Lima, Telma C. S. de; MIOTO, Regina C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfia. Katál. Florianópolis, v. 10, n. esp. 2007, p. 37-45.
Aula do dia 12/02/2011 - Prof. Dr. Amadeu José Montagnini Logarezzi e Profa. Ms. Adriana Fernandes Coimbra Marigo
Aula do dia 26/02/2011 - Prof. Dra. Roseli Rodrigues de Mello - clique AQUI.
Aula dia 16/04/2011 - Prof. Dra. Elenice Onofre - clique AQUI.
Texto: Docência na prisão: professores duplamente iniciantes, aprendendo com os pares e com o contexto
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO
GUIA RÁPIDO PARA PADRONIZAR CITAÇÕES:
http://www.bco.ufscar.br/htdocs/citacao01_08.htm
GUIA RÁPIDO PARA ELABORAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.bco.ufscar.br/htdocs/referenc01_08.htm