Você está aqui: Página Inicial Material de referência das aulas

Material de referência das aulas

Apresentação aula 26 fev 2011MÓDULO I: INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA DA EJA  

Ementa e referências

Avaliação

Aula inaugural 07/11/2009, Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello

Material on-line

MELLO, R. R. de. Educação ao longo da vida na américa do sul. Conferência mundial sobre educação ao longo da vida: Dando forma ao futuro da aprendizagem ao longo da vida. Changwon, Coréia do Sul: 2007

Aula do dia 08/11/09 (Profa. Dra. Roselaine Aquino da Silva):

Material on-line

 Apresentação_CEMET

Atividades_CEMET

 Tema gerador

 Demanda_potencial_para_EJA

 

Aula do dia 14/11/2009,  Profa. Dra. Sheila Furtado:

Material On-line

- HADDAD, S. e DI PIERRO, M. C. Escolarização de Jovens e Adultos. ANPED – Número Especial. Nº14, pp. 108 – 130, Mai/Jun/Ago, 2000. http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_08_SERGIO_HADDAD_E_MARIA_CLARA_DI_PIERRO.pdf 

- PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1115-1139, Especial - out. 2005. http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18.pdf

 Apresentação utilizada na aula (ppt)

 

 Aula do dia 28/11/2009,  Profa. Dra. Dulce Whitaker:

Texto base:

WHITAKER, D.C.A. A cultura e o ecossistema - reflexões a partir de um diálogo. Dulce Consuelo A. Whitaker e Lara A. Crivelaro Bezzon. Campinas: editora Álínea, 2006  

Aula do dia 12/12/2009,  Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello:

Textos base:

 MELLO, R. R. de. Aprendizagem dialógica: base para a alfabetização e para a participação. Cadernos de Extensão UFRR: Boa Vista, 2005.

 _____________________________________________________________________

MÓDULO II: SUJEITOS DA EJA

Ementa e referências

Avaliação

TÓPICO 1: Concepções educativas e a aprendizagem dialógica, Profa. Dra. Fabiana Marine Braga e Profa. Ms. Kelci Anne Pereira

- apresentação da aula

- MELLO, Roseli Rodrigues de. Metodologia Comunicativa Crítica: avanços metodológicos e produção de conhecimento na extensão universitária. In: ARAÚJO FILHO, T.; THIOLLENT, M.J. Metodologia para projeto de extensão: apresentação e discussão. São Carlos: Cubo Multimídia, 2008.

TÓPICO 2: relações de gênero e feminismo dialógico, Profa. Ms. Carolina Orquiza Cherfem

- apresentação da aula (A e B)

- artigo sobre Grupo de Mulheres

- textos sobre relações de gênero

- anteprojeto de lei SPM

CHERFEM, Carolina, Orquiza. Mulheres marceneiras e autogestão na economia solidária: aspectos transformadores e obstáculos a serem transpostos na incubação em assentamento rural. Dissertação de mestrado defendida junto ao CECH/UFSCar, São Carlos, 2009.

 

TÓPICO 3: relações étnico-raciais e a igualdade de diferenças, Profa. Francisca Constantino de Lima

- apresentação da aula (A e B)

- apresentação com Sami - Guiné-Bissau

- Tese Marciele Coelho

 

TÓPICO 4:  inteligência adulta e  inteligência cultural, Profa. Ms. Adriana Marigo

-  apresentação da aula (A e B)

 

TÓPICO 5:  a questão das pessoas com deficiência - necessidades especiais, Profa. Ms. Lúcia Maria Santos Tinós

- apresentações das aulas (A, B, C e D)

 - Dez idéias mal feitas sobre EJA e inclusão

   ______________________________________________________________________

MÓDULO III: Legislação e Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos

Ementa e referências

Avaliação

Aula do dia 22/01/2010,   Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva 

 Roteiros da aula: resumido e estendido

Aula do dia 6/02/2010, Profa. Ms. Juliana Franzi

- apresentação da aula

FLECHA, R; PUIGVERT, L. Aportaciones de Paulo Freire a la educación y las ciencias sociales

 

Última entrevista de Paulo Freire :

1ª Parte: www.youtube.com/watch?v=Ul90heSRYfE

2ª Parte: www.youtube.com/watch?v=fBXFV4Jx6Y8

 

Sobre conselhos de escola:

-Constituição Federal do Brasil já preve a participação de familiares

-LDB 9394/96 institui a participação em conselhos escolares

- No estado de SP, regulamentação via Estatuto do Magistério Paulista.

- Municípios: decretos própios /São Carlos - Decreto Municipal nº 11 de 5 de fevereiro de 2003.

 

Para saber mais:

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12390&Itemid=659

Publicações MEC:

 Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania

Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da escola pública

 

CONTI, C; LUIZ, M. C. Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de ensino


 

Aula do dia 27/02/2010, Profa. Dra. Maria Clara Di Pierro

- apresentação da aula (A, B, C e D)

DI PIERRO, M. C. Luta social e reconhecimento jurídico do Direito Humano dos jovens e adultos à educação. . Educação. Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 395-410, set./dez. 2008. Disponível em  http://www.ufsm.br/revistaeducacao

 

DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1115-1139, Especial – 2005. Disponível em http://www.scielo.br

 

Aula do dia 6/03/2010,  Profa. Dra. Cecília Luiz

Sinteses para estudos (1, 2 e 3)

 

 Legislação: 

- Diretrizes curriculares nacionais para a EJA

- Diretrizes Gerais educação básica

- Emenda Constitucional 59

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 

- Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais
para a Educação de Jovens e Adultos

 - Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação
de privação de liberdade nos estabelecimentos penais

- Parecer PARECER CNE/CEB 11/2000: Carlos Roberto Jamil Cury

 

_____________________________________________________________

MÓDULO IV: “Educação de Jovens e Adultos: práticas político pedagógicas”

Ementa

Avaliação

 

 Aula do dia 13/03/2010,  Profa. Dra. Haydée  Torres de Oliveira e Profa. Dra. Ana Luiza Perdigão

-apresentação da aula  (A, B, C, D, E, F, G e H)

 - Cadernos da EJA. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13536%3Amateriais-didaticos&catid=194%3Asecad-educacao-continuada&Itemid=913

Aula do dia 29/05/2010,  Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello

Sacristán e Perez Gomes. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, Artmed, 1998.  Leituras: Capítulo 9: Âmbitos do plano e Capítulo 10: Avaliação do Ensino.

 

 Comentários do filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. sobre a teoria de Habermas:

www.youtube.com/watch?v=Djhx9IgQSLE

 

Trecho da entrevista de Habermas em comemoração aos seus 80 anos, em junho de 2009.

www.youtube.com/watch?v=AfmlYOkOuIo

 

- Proposta curricular para EJA

Acessar:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13534%3Amaterial-da-proposta-curricular-do-2o-segmento&catid=194%3Asecad-educacao-continuada&Itemid=913

 

(abrange o 1o. e 2o. seguimento)

 

- Diretrizes curriculares nacionais para a EJA  (Parecer 11/2000 - Carlos Roberto Jamil Curry) http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0645-0712_c.pdf

- Descritores Brasil Alfabetizado. http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/brasilalfabetizado/matriz_referencia.pdf

_____________________________________________________________________

Módulo V "A EJA e o Mundo do Trabalho"

 Aula do dia 12/06/2010,  Prof. Dr. Paulo Eduardo Gomes Bento e Ms. Carolina Orquiza Cherfem. Apresentação da aula Ms. Carolina Cherfem.


Aula do dia 26/06/2010, Profa. Dra. Sônia Kruppa

KRUPPA, S.M.P (org). Economia solidária e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: INEP, 2005 (destaque ao texto da própria organizadora)

SINGER, P. É possível levar o desenvolvimento a comunidades pobres. Brasília: SENAES, 2004

______. Poder, política e educação. Caxambu: ANPED, 1995

Williams, Michelle, The roots of participative democracy,  NY, Palgrave, Macillan, 2008. Chap.1 Introduction: Hegemonic and Counter-Hegemonic Generative Politics  [Introdução; Políticas Geradoras Hegemônicas e Contra-Hegemônicas]

Plataforma de educação para cidadãos trabalhadores. Conselho de Escolas de Trabalhadores


Aula do dia 07/08/2010 Prof. Dr. Amadeu Logarezzi e Profa. Ms. Kelci Pereira

Apresentação: Retomada das aulas passadas

Apresentação sobre as Diretrizes curriculares nacionais para a EJA

Apresentação sobre os "Cadernos de EJA"

Apresentação sobre trabalho o campo

 

Aula do dia 21/08/2010 - Orientações para trabalhos


Outros textos:
- sobre participação

Texto: Participación y no participación en educación de personas adultas en España. Un enfoque comunicativo y crítico en investigación

-  sobre economia solidária (indicação Henrique Novaes)

- A autogestão como magnífica escola: notas sobre a educação no trabalho associado; III -Cultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa;

- Saberes do trabalho associado

- O trabalhador no centro de propostas de pesquisa formação para o trabalho associado

- A recente ressurreição da economia solidária no Brasil

 

_______________________________________________________________________

Módulo VI “Ensino e pesquisa em EJA: população urbana e urbo-rural”


Aula do dia 25/09/2010, Profa. Dra. Fabiana Marine Braga, Prof. Dr. Amadeu Logarezzi, Ms. Adriana Marigo e Ms. Raquel Moreira.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. IN: São Paulo,  Cadernos de Pesquisa -Fundação Carlos Chagas, n. 113, p. 51-64, 2001.
 



Aula do dia 23/10/2010, Prof. Dr. Amadeu Logarezzi
, Ms. Adriana Marigo e Ms. Raquel Moreira


Aula do dia 20/11/2010, Profa. Dra.  Aida Victoria Garcia Montrone e Profa. Dra. Maria Waldenez de Oliveira
                                                          

Aula dos dias 27/28 e 29/01/2011, Profas. Ms. Adriana Fernandes Coimbra Marigo e Ms. Carolina Orquiza Cherfem.

- Apresentação da aula -

Lima, Telma C. S. de; MIOTO, Regina C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfia. Katál.  Florianópolis, v. 10, n. esp. 2007, p. 37-45.

Aula do dia 12/02/2011 - Prof. Dr. Amadeu José Montagnini Logarezzi e Profa. Ms. Adriana Fernandes Coimbra Marigo


Aula do dia 26/02/2011 - Prof. Dra. Roseli Rodrigues de Mello - clique AQUI.

 

Aula dia 16/04/2011 - Prof. Dra. Elenice Onofre - clique AQUI.

Texto: Docência na prisão: professores duplamente iniciantes, aprendendo com os pares e com o contexto

 

                   NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO

 

  

 GUIA RÁPIDO PARA PADRONIZAR CITAÇÕES:

 

http://www.bco.ufscar.br/htdocs/citacao01_08.htm

 

 

 

GUIA RÁPIDO PARA ELABORAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

http://www.bco.ufscar.br/htdocs/referenc01_08.htm

 

Ações do documento